sábado, 5 de abril de 2014

William Shakespeare

Pouco se sabe sobre a vida de Shakespeare. O dramaturgo nasceu em Stratford-Upon-Avon no dia 23 de abril de 1564 e curiosamente morreu no dia 23 de abril de 1616. Segundo alguns estudiosos, aos 18 anos casou-se com Anne Hathaway e com ela teve três filhos. Seus registros se limitam a documentos de batismo e casamento, testamento, escrituras de terra, impostos e recibos.

Suas obras mais famosas são Romeu e Julieta e Hamlet. Muitas de suas obras foram adaptadas para os cinemas, televisões e principalmente peças de teatro. Hamlet possui uma das frases mais mundialmente conhecidas: Ser ou não ser, eis a questão. Com 38 peças, 154 sonetos e várias poesias, sua reputação só chegou ao nível que é hoje a partir do século 19 e sua genialidade foi aclamada pelo Romantismo.



Existem muitas especulações sobre a existência do dramaturgo.  Alguns apoiam a ideia de que Shakespeare nunca existiu e que na verdade os nobres da época usavam o pseudônimo para as publicações das obras, pois não podiam se identificar. Outros acreditam que seja um pseudônimo de Sir Francis Bacon (1561 – 1626), mas logo outros nomes apareceram para a lista de “supostos Shakespeares”.

Em 1853, uma mulher de New England, Delia Bacon, foi ao cemitério à noite carregando uma pá e tinha como objetivo cavar o túmulo de Shakespeare. Não concluiu seu objetivo, pois foi presa antes que conseguisse.

E no túmulo há uma mensagem um tanto que curiosa: “Livra-te, meu amigo, pelo amor de Jesus, de remexer na poeira encerrada aqui, Bendito seja o que evitar estas pedras, E Maldito o que incomodar meus ossos.

Claro que suas obras são marcos em nossa história, mas caso ele fosse uma farsa imaginem todas as razões políticas e sociais por trás dessa história?



Principais Obras:

Sonho de Uma Noite de Verão;
O Mercador de Veneza;
A Comédia dos Erros;
Muito Barulho por Nada;
A Tempestade;


Tragédias:

Romeu e Julieta;
Júlio César;
Macbeth;
Timão de Atenas;
Hamlet;
Tito Andrônico;
Antônio e Cleópatra;
Coriolano;
Rei lear;
Otelo, o Mouro de Veneza;
Tróilo e Créssida;
A Tempestade;



Nenhum comentário:

Postar um comentário